CIAAT apoia a primeira edição do Festival de Cultura Popular do Vale do Rio Doce

Em sua primeira edição, o Festival de Cultura Popular do Vale do Rio Doce agitou a Açucareira, em Governador Valadares, no dia 28 de setembro. A programação trouxe para o público o contato com as raízes culturais, como apresentação de  Marujada, Bumba Meu Boi, a Liga Valadarense de Capoeira, Caboclinhos, Grupo de Roda Ser Vivo, entre outros. 

 

Grupo de Roda Ser Vivo foi uma das atrações

 

A idealizadora do evento e produtora cultural Natália Silvestre destacou a importância do evento para a região: 

“Esse festival representa a identidade local, sentimento de pertencimento que são fatores muito importantes. Isso significa estar feliz no seu território, amar seu espaço, seu povo, conhecer seus ancestrais e sua história, para fortalecer o desenvolvimento local e ajudar no respeito ao povo”. 

O CIAAT participou como apoiador do evento, trazendo estande onde o público pode conhecer um pouco de todos os eventos culturais que a instituição promoveu ou apoiou nos últimos 12 meses.

Mas a participação institucional foi ainda mais especial, pois o Festival começou a ser pensado durante o workshop de projetos culturais que o CIAAT promoveu em setembro de 2023. 

 

Grupo de Marujada se apresentou no Festival

 

“Eu agradeci muito ao CIAAT a oportunidade que eles ofereceram para os produtores culturais da cidade nas oficinas que eles realizaram. Lá eu pude elaborar melhor o meu projeto, me fortalecer para que eu conseguisse fazer essas inscrições, conseguir as verbas nos editais. Foi um apoio que foi realmente desde o início e depois o CIAAT ainda fortaleceu o projeto” afirmou Natália.

O resultado foi comemorado pelo coordenador executivo do CIAAT, Toninho Borges:

“A gente considera um sucesso, é um projeto muito importante para a região, foi muito organizado. Nós só temos que parabenizar a Natália, é um orgulho ver um projeto que foi elaborado dentro de algo que o CIAAT criou dar certo, a gente considera como um sucesso nosso. O CIAAT espera que esse projeto se torne anual, destacou.

Talvez você goste também: