Quem somos

Reproduzir vídeo

O Centro de Informação e Assessoria Técnica, CIAAT, é uma instituição da sociedade civil, que tem como seu principal objetivo atuar como agência de desenvolvimento, promovendo e fomentando o desenvolvimento com base no tripé da sustentabilidade: sociedade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente saudável.

O Ciaat Atua em comunidades urbanas e rurais com foco em organização social, restauração ambiental e geração de trabalho e renda.

Promover e fomentar o desenvolvimento humano, solidário e socioambiental no Território do Vale do Rio Doce, através do empoderamento e fortalecimento das organizações locais e dos agentes de transformação.

Nossa visão para o Vale do Rio Doce é de um território sustentável onde pessoas, meio ambiente e economia caminham com equilíbrio e harmonia.

Respeito à diversidade humana, solidariedade, construção coletiva, compromisso com as causas populares, compromisso com o desenvolvimento sustentável, profissionalismo.

Passados 15 anos de muito trabalho e ótimos resultados, o Ciaat tem um corpo técnico de excelência e muitas realizações exitosas. Com expertise em Mobilização Social e Restauração Ambiental, atua em diversos projetos de relevância social e econômica. Por meio da atuação do Ciaat, jovens universitários, técnicos, produtores rurais, artesãos, empreendedores de diferentes segmentos, puderam receber qualificação técnica e gerencial, e de gestão de território. Assim, também aumentar sua produtividade e a sua renda mensal, com manejos inteligentes e uso de tecnologias limpas, de forma a preservar e recuperar o meio ambiente e a garantir a formação de Comunidades Sustentáveis.

Atuando na formação de lideranças responsáveis e técnicos com sensibilidade social, priorizando o associativismo e o cooperativismo, contribuiu significativamente na melhoria das condições de vida de pequenos e médios empreendedores, com a implantação de inúmeros projetos, quer na área urbana, quer na área rural de diversas regiões como os Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, em parcerias com órgãos públicos e privados.

Desde 2013 a questão ambiental tem recebido atenção especial do Ciaat, haja vista a degradação das terras da região do Rio Doce. Várias tecnologias foram implantadas objetivando a recuperação hídrica, florestal e econômica em várias propriedades rurais, tais como as Barraginhas, no modelo Embrapa, a difusão de Sistemas Agroflorestais (SAF) para a geração de renda florestal, a recuperação de nascentes, a restauração florestal da Mata Atlântica, com o diferencial da Mobilização de Comunidades como elemento da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais e o uso de pastejo rotacionado com elevada captação de carbono.

Conselho Administrativo

1º Secretário​

1º tesoureiro​

2º tesoureiro​

Sócio Fundador e Coordenador Executivo

Coordenadora Executiva