Quem somos

Reproduzir vídeo

O Centro de Informação e Assessoria Técnica, CIAAT, é uma instituição da sociedade civil, que tem como seu principal objetivo atuar como agência de desenvolvimento, promovendo e fomentando o desenvolvimento com base no tripé da sustentabilidade: sociedade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente saudável.

O Ciaat Atua em comunidades urbanas e rurais com foco em organização social, restauração ambiental e geração de trabalho e renda.

Promover e fomentar o desenvolvimento humano, solidário e socioambiental no Território do Vale do Rio Doce, através do empoderamento e fortalecimento das organizações locais e dos agentes de transformação.

Nossa visão para o Vale do Rio Doce é de um território sustentável onde pessoas, meio ambiente e economia caminham com equilíbrio e harmonia.

Respeito à diversidade humana, solidariedade, construção coletiva, compromisso com as causas populares, compromisso com o desenvolvimento sustentável, profissionalismo.

Passados 15 anos de muito trabalho e ótimos resultados, o Ciaat tem um corpo técnico de excelência e muitas realizações exitosas. Com expertise em Mobilização Social e Restauração Ambiental, atua em diversos projetos de relevância social e econômica. Por meio da atuação do Ciaat, jovens universitários, técnicos, produtores rurais, artesãos, empreendedores de diferentes segmentos, puderam receber qualificação técnica e gerencial, e de gestão de território. Assim, também aumentar sua produtividade e a sua renda mensal, com manejos inteligentes e uso de tecnologias limpas, de forma a preservar e recuperar o meio ambiente e a garantir a formação de Comunidades Sustentáveis.

Atuando na formação de lideranças responsáveis e técnicos com sensibilidade social, priorizando o associativismo e o cooperativismo, contribuiu significativamente na melhoria das condições de vida de pequenos e médios empreendedores, com a implantação de inúmeros projetos, quer na área urbana, quer na área rural de diversas regiões como os Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, em parcerias com órgãos públicos e privados.

Desde 2013 a questão ambiental tem recebido atenção especial do Ciaat, haja vista a degradação das terras da região do Rio Doce. Várias tecnologias foram implantadas objetivando a recuperação hídrica, florestal e econômica em várias propriedades rurais, tais como as Barraginhas, no modelo Embrapa, a difusão de Sistemas Agroflorestais (SAF) para a geração de renda florestal, a recuperação de nascentes, a restauração florestal da Mata Atlântica, com o diferencial da Mobilização de Comunidades como elemento da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais e o uso de pastejo rotacionado com elevada captação de carbono.

Conselho Administrativo

Pedro Carlos dos Santos

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce de Governador Valadares – MG e certificado PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento), tendo atuado por mais de 20 anos com execução de projetos de Mobilização e Engajamento Social. Atualmente vem atuando como Coordenador de Mobilização do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Programa de Recuperação de Nascentes do CIAAT-GV.

Guilherme Freitas Nascimento

Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e pós-graduando em Educação e Sustentabilidade pela FAVENI. Certificado PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitário e de desenvolvimento). Atuando no CIAAT desde 2013 em projetos de difusão de tecnologias sociais e metodologias participativas para mobilização de produtores rurais. Atualmente atua como Supervisor de Mobilização e Engajamento para Restauração Florestal.

Erika Peixoto da Motta

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais -IFMG, cursando Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo IFMG Campus Bambuí/MG. Possui Certificação para Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV)- Portal do Governo Federal. Atua há 10 anos no Terceiro Setor com processos administrativos e financeiros. Experiência em gestão, controladoria, prestação de contas de projetos socioambientais e projetos de geração de emprego e renda. Atualmente atua como Analista Financeiro do Programa de Recuperação Florestal e Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.

Dafny Mayra Marques Raposo

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce, com certificação PMD Pro nível 1 – Project DPro. Mãe solo e artista multimídia, nascida e criada nas margens do Rio Doce, integrou o conselho administrativo do CIAAT em 2017 como Tesoureira, assumindo hoje a posição de 2ª Secretária. Desempenha também o papel de criadora de conteúdo para as redes sociais. Além do envolvimento no CIAAT, é membra da House of Bastet de cultura Ballroom e do núcleo de pesquisa Observatório Criativo GV. Contribui ativamente na iniciativa do Polo dos Vales de produção cinematográfica, atuando como conselheira fiscal da Filminas e integrante do Coletivo de Cinema Arte e Cine.

Célia Silva

Graduada em Serviço Social pela Uniube – Universidade de Uberaba – MG, certificada PMD Pro – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento) e também certificada pelo Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Portal do Governo Federal). Desde 2006 atua com gestão administrativa e financeira de projetos de Mobilização, Geração de Emprego e Renda e Engajamento Social. Atualmente atua como Coordenadora Administrativa e Financeira do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), Programa de Recuperação de Nascentes do CIAAT-GV e Projeto de Restauração Florestal e Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.

Clóvis da Silva Moreira

Graduado em Agronomia pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale, educador social, gestor de políticas públicas e formação em PMD Pro – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento). Experiência de 15 anos com projetos de desenvolvimento rural com foco na Agroecologia – vivências agroecológicas, implantação de quintais agroecológicos, resgate e implantação de banco de sementes crioulas no leste, norte e noroeste de MG. Atuou na criação de conselhos deliberativos e planos de desenvolvimento participativo e na articulação, mobilização e engajamento no território dos índios Krenaks e na região do Médio Rio Doce em programas de restauração florestal.

Célia Marte

Graduada em Administração pela Universidade Vale do Rio Doce de Governador Valadares – MG, pós graduada em gestão estratégica pela Faculdade Integrada de Caratinga – MG e em gestão de projetos pela Universidade Cesumar – PR, certificada PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitário e de desenvolvimento). Atualmente atua como gerente de elaboração de Projetos sócio ambientais.

Antônio C. Linhares Borges

Graduado em Direito, pós graduado em Administração de Empresa Rural, UFLA, Coordenador Geral do Ciaat entre 2006 e 2018, atualmente Gerente de Articulação Social e Captação de Recursos. Experiência em assessoria municipal entre 1994 a 2004 nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural Sustentável, nos municípios de Ipatinga, Betim, Itabira e Governador Valadares entre outros no Vale do Rio Doce.