CIAAT apresenta técnica das barraginhas para o Centro de Formação Francisca Veras

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a equipe do CIAAT conduziu representantes do Centro de Formação Francisca Veras durante visitas de campo em propriedades da região de Galiléia e Governador Valadares. 

 

 

A atividade teve como objetivo apresentar as estruturas de barraginhas que foram construídas pelo CIAAT no ano passado e que o CFFV quer desenvolver.

 

“No geral, a visita contribuiu muito para o nosso conhecimento sobre a execução de barraginhas, principalmente porque somos iniciantes nesse processo. Acredito que com a contribuição que tivemos, teremos mais acertos quando formos executar essa benfeitoria nas nossas áreas” destacou Geane Luiza Viana de Melo, analista de projetos do CFFV. 

 

 

Além de avaliar a durabilidade das barraginhas, foram analisados os resultados dos trabalhos, com destaque principalmente para a contenção de enxurradas e sedimentos carregados pela força da água. 

 

“Observamos que, mesmo após um período de chuvas irregulares e muitas vezes com volumes que ultrapassam o comum, as barraginhas conseguiram cumprir seu papel, retendo água no lençol freático e segurando sedimentos dos morros sem vegetação, que antes iam direto para os mananciais hídricos, causando assoreamento e entupimento dos cursos d’água”, destaca o vice-presidente do CIAAT, Guilherme Freitas.

 

 

Geane também comentou sobre as dicas de melhorias nas barraginhas dadas por especialistas do CIAAT que destacaram a importância de uma execução segura e bem planejada:

 

“Conversamos sobre maquinário adequado, como conduzir o operador, dimensionamento da benfeitoria, altura do ladrão (para escoamento do excesso de água armazenado) e importância da locação no local adequado. Entendemos que o técnico de campo tem papel fundamental na locação e condução do operador de máquina”.

 

Talvez você goste também: