CIAAT capacita mais de 30 novos colaboradores

A equipe do CIAAT segue crescendo! Entre os dias 22 a 26 de maio, novos 32 colaboradores do projeto de restauração ambiental passaram por capacitação intensiva no Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS).

A turma recebeu as boas-vindas do sócio-fundador e coordenador executivo do CIAAT, Antônio Carlos Borges, conhecido por Toninho, que fez uma introdução sobre a ONG, seus objetivos e importância.

“Estamos numa região extremamente degradada, que segue sendo degrada de modo rápido, trazendo um prejuízo enorme à natureza. No momento em que perdemos solo, também perdemos água, o que tende a diminuir os recursos financeiros, porque foram esgotados os recursos naturais. Isso faz com que muitos vão embora. Nosso trabalho é introduzir novos conhecimentos, recuperar o solo, de modo a sermos agentes de desenvolvimento regional”, destacou Toninho.

Ao longo da semana, os profissionais receberam aulas variadas, desde conteúdo de operação de equipamentos e técnicas de cercamento de nascentes, passando por noções de segurança do trabalho e até primeiros socorros.

Primeiros socorros foi o tema de uma das aulas

Breno de Souza tem 37 anos e é de Conselheiro Pena. Por trabalhar na agricultura familiar, ele já conhecia a atuação do CIAAT devido à participação em feiras populares e outras ações, mas pela primeira vez está integrando a equipe. Ele demonstrou satisfação com o treinamento.

“As formas de a gente trabalhar com a agricultura familiar, a agroecologia, muda muito em cada região. A experiência de um lugar pode ser positiva para outra região que nem conhecia aquela metodologia de trabalho. Por isso, achei o treinamento muito bom, essa troca de experiências”.

Já Rogério Pereira é de Governador Valadares e retorna à equipe do CIAAT. Ele já havia trabalho com a ONG em 2014 e mesmo já tendo experiência com o reflorestamento, ressaltou a importância da capacitação.

“São conhecimentos que a gente leva para o resto da vida e talvez alguma coisa que aprendemos aqui pode até salvar vidas”, aponta Rogério, mencionando o curso de primeiros socorros.

Após o treinamento, os profissionais estão prontos para atuar nas cidades de Galileia, Conselheiro Pena e São Geraldo da Piedade.

Conteúdos operacionais e técnicos fizeram parte do treinamento

 

Texto: Zana Ferreira

Fotos: Rosi Sabino

Talvez você goste também: