CIAAT divulga resultados do Diagnóstico Participativo Cultural

Elaborado de forma colaborativa, ouvindo as reflexões e anseios da classe artística valadarense, o Diagnóstico Participativo Cultural foi realizado no segundo semestre de 2023 e identificou problemas crônicos enfrentados pelo setor, como a desvalorização do trabalho artístico pela sociedade e poder público e falta de reconhecimento do trabalho do artista como profissão.

O documento que registra todo o processo do Diagnóstico foi tornado público pelo Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), que fomentou a ação e contratou o Galpão Cine Horto, tradicional centro cultural de Belo Horizonte, para conduzir as reflexões.

O objetivo do Diagnóstico é compreender o cenário atual do setor cultural em Governador Valadares e fornecer subsídios para os membros da classe artística, para que possam pensar e definir ações futuras de desenvolvimento da área. Além disso, o documento serve de apoio para produtores culturais que atuam na escrita de projetos em editais de financiamento (públicos ou privados).

Também fruto dos conhecimentos compartilhados, o documento traz um mapa colaborativo elaborado durante o primeiro dia do Diagnóstico. Os participantes fizeram um exercício de cartografia, identificando os locais onde se faz e vive a cultura na cidade. A versão divulgada é a primeira elaborada durante o processo, que a partir de agora poderá ser aprimorada pelos próprios membros da classe artística local.

Para conferir o documento disponibilizado sobre o Diagnóstico Participativo Cultural e o mapa colaborativo, acesse: https://ciaat.org.br/diagnostico-participativo-cultural/

 

 

Talvez você goste também: