CIAAT é premiado pela Política Nacional Aldir Blanc em Governador Valadares

 

Diagnostico 2023

 

No mês de junho, o CIAAT foi um dos premiados no edital municipal da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado pela Prefeitura de Governador Valadares. A premiação reconhece instituições e agentes culturais que têm contribuído ativamente para o fortalecimento da cultura local.

Antônio Borges, fundador do CIAAT, celebrou a conquista destacando a relevância da cultura como eixo transversal no trabalho da instituição: “Receber esse prêmio é um reconhecimento valioso. Mesmo atuando principalmente em áreas rurais e sociais, nosso foco sempre foi o desenvolvimento humano, e a cultura é parte essencial disso. Ela atravessa todos os nossos projetos e ações.”

O projeto premiado foi o Diagnóstico Participativo Cultural de Governador Valadares, desenvolvido em parceria com o Galpão Cine Horto, tradicional centro cultural de Belo Horizonte. A atividade foi realizada em setembro de 2023, tendo uma proposta ampla: promoveu reflexões sobre a cultura da cidade, capacitou agentes culturais, mapeou espaços e discutiu estratégias de fortalecimento do setor.  O resultado do trabalho está disponível gratuitamente em e-book no site do CIAAT.

Seminário Arte Cultura e Cidade

 

“A ação desenvolvida pelo CIAAT mostra o compromisso da instituição, em diferentes áreas, com o desenvolvimento da cidade. Todo o processo, que culminou no diagnóstico cultural, foi importante para fortalecer o setor e os fazedores de cultura, pois estabeleceu um espaço de escuta e de troca de experiências dinâmico e democrático. Além disso, os dados obtidos com a ação podem nos ajudar a entender parte do cenário artístico e cultural da cidade, auxiliando no planejamento das nossas ações”, destaca Flávia Carvalho, jornalista e produtora cultural.

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é uma política pública permanente criada para garantir o apoio financeiro ao setor cultural brasileiro. Ela sucedeu a Lei Aldir Blanc, criada em resposta aos impactos da pandemia, e visa assegurar o fomento contínuo à cultura em todo o país.

Por meio da PNAB, estados e municípios recebem recursos federais para desenvolver editais de premiação, chamadas públicas e outras formas de apoio à produção e difusão cultural. Em Governador Valadares, o edital contemplou diversas iniciativas e áreas culturais, como artes visuais, música, teatro, literatura, patrimônio e produção audiovisual.

Participantes do diagnostico

 

“A iniciativa de workshops promovida pelo CIAAT foi muito proveitosa e serviu de fortalecimento do espaço de diálogo entre os produtores culturais locais. Foram criados fóruns de articulação que colaboraram para uma visão mais ampliada das diversas vivências culturais em Valadares”, afirma a artista e produtora cultural Natália Miranda Silvestre, que também participou da ação.

Natália, premiada pela primeira vez pelo município pela sua trajetória cultural, reforça a importância do reconhecimento: “Acredito que este seja apenas o começo da democratização das iniciativas culturais e do fomento à economia criativa e popular. Seguimos refletindo sobre justiça social através da arte e cultura.”

O reconhecimento do CIAAT reafirma o papel fundamental da instituição no desenvolvimento de ações que dialogam com a cultura, a sustentabilidade e a transformação social.

Talvez você goste também: