A última rodada de oficinas presenciais do curso de Formação de Empreendedores Solidários aconteceu no sábado, dia 15 de março. As oficinas foram feitas no campus do IFMG e o CIAAT disponibilizou transporte e alimentação para os participantes.
Ao todo foram três turmas, duas na parte da manhã e outra na parte da tarde. Pela manhã, Iago Ribeiro ministrou a oficina de compras online, já Ademir Martins a de fotografia com o celular. Após o almoço, Dianne Guerson ensinou sobre como vender na internet.
“As três oficinas deram uma visão de coisas que a gente não percebia, o curso trouxe essa visão pra mim. Eu gostaria que mais pessoas que eu conheço e necessitam desse empoderamento participassem” afirmou Helida Aurora Miranda, agricultora de Frei Inocêncio.

Além das oficinas, os participantes também puderam ter orientações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que é um órgão instituído dentro do curso Ciências Contábeis da Univale. A parceria com a academia foi inaugurada em live do dia 11, quando o professor Mauro Guariente explicou pontos essenciais sobre a atividade de MEI (Microempreendedor individual), e sobre associativismo e cooperativismo.
“Para a gente foi muito importante dar a aula porque pudemos levar os nossos alunos que estão envolvidos com o trabalho de orientação à comunidade. Tínhamos duas turmas presentes e elas também puderam ter essa experiência bastante importante” disse Mauro Guariente coordenador e professor do curso de Ciências Contábeis.

A diretora do Fórum Regional de Economia Popular Solidária, Rosemary Deila da Silva, elogiou o trabalho desenvolvido durante a formação e convidou os alunos a participarem do movimento coletivo.
“Venho agradecer ao CIAAT por todo trabalho e parceria como entidade de apoio, um trabalho feito com excelência. Aos educadores e aos participantes, esperamos todos vocês na nossa próxima reunião ordinária, no dia 2 de abril . Venham compor este Fórum de total importância para empreendedores solidários da região, somem conosco que chegaremos em lugares surpreendentes! O momento é propício para novas conquistas”, destacou Rose.

Fomento à Economia Solidária
O curso Formação de Empreendedores Solidários contou com 32 h de conteúdo formativo e é parte das ações de um projeto maior de fomento à Economia Popular Solidária no Vale do Rio Doce. O projeto é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro, executado com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego.
Iniciado no segundo semestre de 2024, o projeto realizou: mapeamento de empreendimentos solidários na região, apoio à conferência regional do Fórum, realização de Seminário e a capacitação por meio do curso Formação de Empreendedores Solidários.
Como última ação, está prevista a realização de uma Feira com os participantes dos Fórum Regional no mês de maio.