A quarta edição do Lições Aprendidas aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Colatina, no Espírito Santo. O evento promovido pela Fundação Renova visa a troca de experiências entre as empresas contratadas para os programas de recuperação de nascentes, restauração florestal e recuperação de áreas de preservação ambiental para promover melhorias e soluções práticas na execução das atividades.
O CIAAT, que é parceiro da Fundação Renova, marcou presença no evento. A comitiva da instituição foi composta por cinco membros: Bruno Héricles, Charles Silva, Danubya Mendes, Péricles Bondim e Thiago Caspar.
O primeiro dia do evento foi marcado por uma visita técnica a uma área de uma outra parceira da fundação, além de workshops.
“Foi um privilégio participar. Este ano, o evento trouxe mudanças significativas em sua estrutura, tornando as discussões ainda mais produtivas, especialmente com as visitas técnicas que enriqueceram muito os debates. Tive a oportunidade de participar do workshop: ‘Vantagens e dificuldades no plantio de sementes e mudas visando a restauração florestal’, onde visitamos áreas plantadas há 1 ano e 5 meses”, apontou o supervisor de planejamento e controle, Thiago Caspar.
Sobre as sementes utilizadas no plantio, ele ressalta que as sementes utilizadas no plantio fazem parte da rede criada pela Fundação Renova, que coletou 70 toneladas de sementes em 2022 e 2023, com a contribuição de 1400 coletores atuando em 26 municípios.
Para o supervisor de implantação Péricles Bondim, participar deste evento significa continuar aprimorando o serviço desenvolvido: “Buscar melhorias e soluções práticas na execução das atividades da Restauração Florestal. As prestadoras de serviço apresentam as formas como superaram os seus desafios em diversas fases do projeto e aprendem umas com as outras numa troca de vivência”.
Já a analista de controle Danubya Cordeiro destacou a importância de novos pontos de vista.
“Durante a visita técnica, vimos uma área de outra parceira da Fundação, foi uma experiência enriquecedora conhecer como as outras empresas vem trabalhando e solucionando as dificuldades que vão surgindo ao longo do contrato, vimos na prática algumas tecnologias que vêm sendo empregadas. Outro ponto importante que foi colocado em pauta e teve bastante foco foi a participação feminina na restauração florestal, e foi muito gratificante ver tantas mulheres ativas e com papéis de destaque”, concluiu Danubya.