Entre os palestrantes convidados está Juliano Salgado, presidente do Instituto Terra
Fomentando a discussão sobre modelos de desenvolvimento sustentável na região, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) vai promover a 5ª edição do Momento Ambiental, seminário para apresentar propostas inovadoras para o Vale do Rio Doce.
Trazendo o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Local”, serão apresentadas cinco palestras sobre diferentes projetos que contribuem para o desenvolvimento ambiental da região. Em seguida, uma mesa redonda vai reunir os palestrantes para tirar dúvidas dos participantes.
Entre os projetos que serão apresentados destaca-se o lançamento do Pomares de Sementes, iniciativa de pesquisa de desenvolvimento genético das espécies Braúna e Peroba Amarela, árvores da Mata Atlântica em risco de extinção. A iniciativa é fruto de parceria entre o CIAAT, o IFMG/GV e o Viveiro Cantinho do Céu, com apoio da FUNBIO.
Além disso, o evento traz ainda a participação de Juliano Salgado, presidente do Instituto Terra e responsável por levar adiante o legado do pai, o fotógrafo Sebastião Salgado, fundador da instituição. Juliano apresentará o Programa Terra Doce, que propõe a restauração florestal e recuperação de nascentes no Vale do Rio Doce.
O presidente do CIAAT, Pedro Carlos Santos, destaca a importância da retomada do Momento Ambiental:
“Este momento é muito especial para a gente. Não é só um evento, é um espaço para juntarmos experiências, histórias e ideias para cuidar melhor do nosso Vale do Rio Doce. Acreditamos que, quando a gente se une e troca saberes, conseguimos encontrar caminhos para preservar a natureza e garantir um futuro melhor para toda a nossa gente”, destaca Pedro.
O 5º Momento Ambiental será realizado no dia 4 de junho, a partir de 13h, no auditório do IFMG de Governador Valadares. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.
