Colaborador do CIAAT ganha aprendizado ao acompanhar ações do projeto Frutificar em Marilac

 

Visita Técnica

 

Em junho, o município de Marilac começou a receber as primeiras visitas técnicas do Projeto Frutificar, uma iniciativa que visa impulsionar a agricultura do território, gerar renda para famílias produtoras e estimular a permanência das pessoas no campo. A ação foi idealizada pelo Padre Honório e iniciou no Espírito Santo, depois foi levado para cidades do Vale do Mucuri, onde foi bem-sucedido. 

Com articulação da Prefeitura de Marilac e o envolvimento de parceiros como SEBRAE, EMATER e outras instituições, o projeto visa impulsionar a agricultura familiar, gerar renda e estimular a permanência das famílias no campo, combatendo o êxodo rural.

Durante dois dias de atividades intensas, foram visitadas 26 propriedades rurais, com previsão de atendimento para 56 produtores que integram a ação. Cada agricultor participante receberá um hectare irrigado para o início das plantações, com culturas como café, cacau, uva, maracujá, goiaba e abacate, entre outras.

Espaço para projeto

 

O CIAAT, reconhecido por sua atuação em tecnologias sociais e sustentabilidade, esteve presente no território com o engenheiro agrônomo Henrique Santiago, que acompanhou as atividades ao lado do técnico Douglas Hibner, responsável direto pelos atendimentos. Essa participação teve como objetivo absorver conhecimentos metodológicos e técnicos do projeto, fortalecendo a capacidade do CIAAT de contribuir em processos semelhantes no Vale do Rio Doce.

O Frutificar tem mostrado o quanto é possível transformar realidades no campo com organização, assistência técnica e inovação. Foi uma experiência muito rica acompanhar de perto e trocar saberes com profissionais experientes e produtores locais”, ressaltou Henrique Santiago, agrônomo do CIAAT.

 O CIAAT reafirma seu compromisso em aprender, compartilhar e somar esforços para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável do território.

Talvez você goste também: