Diagnóstico Participativo traça cenário da Cultura em Valadares

 

Com a missão de entender o cenário da cultura em Governador Valadares, o Diagnóstico Participativo Cultural foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro. A ação foi promovida pelo CIAAT, sob a consultoria do Galpão Cine Horto, e com apoio do Observatório Criativo.

Agentes culturais de diversas áreas estiveram presentes nos dois dias e ajudaram a entender o cenário valadarense.

Na sexta-feira, os participantes se apresentaram e compartilharam as próprias experiências. Além disso, foram convidados a fazer uma cartografia das ações culturais da cidade, marcando em um grande mapa da cidade os locais onde são realizadas atividades culturais.

Por fim, eles foram divididos em três grandes grupos para pensar as fraquezas, potências, necessidades e os sonhos do setor cultural valadarense.

Levantamentos dos dados, problemas e soluções foram feitos coletivamente

No sábado, os itens apontados na dinâmica da noite anterior serviu como ponto de partida para os Grupos de Trabalho, que foram organizados em quatro grandes temas: 

  • Ação Coletiva e Organização Social; 
  • Políticas Públicas, Gestão e Fomento; 
  • Pluralidade, Descentralização e Diversidade;
  • Espaços, Equipamentos e Atividades Culturais.

Cada um dos participantes pode escolher o GT no qual se encaixava melhor. Depois, foi a vez de pensar problemas específicos de cada GT e as possibilidades de ação para solucionar as questões levantadas.

Agentes culturais pensaram as fraquezas, potências, necessidades e sonhos do setor

 

Ao fim dos dois dias, grande quantidade de questões foram apresentadas pelos grupos de trabalho. As facilitadoras do Diagnóstico, Laura Bastos e Samira Ávila, ambas do Galpão Cine Horto, coletam as informações, que serão sistematizadas e apresentadas posteriormente.

Conforme acordado com os presentes, a devolutiva do Diagnóstico deve ser marcada para novembro. Todo o conhecimento produzido coletivamente nesse dias será apresentado em um documento que será público e estará a disposição de toda a cena cultural valadarense. 

Este diagnóstico vai ser importante até para poder elaborar novos projetos, uma vez que carecemos de dados sobre o setor em Governador Valadares. Além disso, é a partir desse diagnóstico que poderemos, enquanto produtores culturais, traçar ações para o desenvolvimento do setor. O CIAAT valoriza o protagonismo agentes culturais, a autonomia deles, e está nesse processo para apoiar o fortalecimento desta comunidade”, destacou Guilherme Freitas, produtor cultural e supervisor do CIAAT.

 

Talvez você goste também: