Quem somos
O Centro de Informação e Assessoria Técnica, CIAAT, é uma instituição da sociedade civil, que tem como seu principal objetivo atuar como agência de desenvolvimento, promovendo e fomentando o desenvolvimento com base no tripé da sustentabilidade: sociedade socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente saudável.
O Ciaat Atua em comunidades urbanas e rurais com foco em organização social, restauração ambiental e geração de trabalho e renda.
Promover e fomentar o desenvolvimento humano, solidário e socioambiental no Território do Vale do Rio Doce, através do empoderamento e fortalecimento das organizações locais e dos agentes de transformação.
Nossa visão para o Vale do Rio Doce é de um território sustentável onde pessoas, meio ambiente e economia caminham com equilíbrio e harmonia.
Respeito à diversidade humana, solidariedade, construção coletiva, compromisso com as causas populares, compromisso com o desenvolvimento sustentável, profissionalismo.
Passados 15 anos de muito trabalho e ótimos resultados, o Ciaat tem um corpo técnico de excelência e muitas realizações exitosas. Com expertise em Mobilização Social e Restauração Ambiental, atua em diversos projetos de relevância social e econômica. Por meio da atuação do Ciaat, jovens universitários, técnicos, produtores rurais, artesãos, empreendedores de diferentes segmentos, puderam receber qualificação técnica e gerencial, e de gestão de território. Assim, também aumentar sua produtividade e a sua renda mensal, com manejos inteligentes e uso de tecnologias limpas, de forma a preservar e recuperar o meio ambiente e a garantir a formação de Comunidades Sustentáveis.
Atuando na formação de lideranças responsáveis e técnicos com sensibilidade social, priorizando o associativismo e o cooperativismo, contribuiu significativamente na melhoria das condições de vida de pequenos e médios empreendedores, com a implantação de inúmeros projetos, quer na área urbana, quer na área rural de diversas regiões como os Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, em parcerias com órgãos públicos e privados.
Desde 2013 a questão ambiental tem recebido atenção especial do Ciaat, haja vista a degradação das terras da região do Rio Doce. Várias tecnologias foram implantadas objetivando a recuperação hídrica, florestal e econômica em várias propriedades rurais, tais como as Barraginhas, no modelo Embrapa, a difusão de Sistemas Agroflorestais (SAF) para a geração de renda florestal, a recuperação de nascentes, a restauração florestal da Mata Atlântica, com o diferencial da Mobilização de Comunidades como elemento da Sustentabilidade dos Sistemas Florestais e o uso de pastejo rotacionado com elevada captação de carbono.
Conselho Administrativo
Pedro Carlos dos Santos
Presidente
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce de Governador Valadares – MG e certificado PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento), tendo atuado por mais de 20 anos com execução de projetos de Mobilização e Engajamento Social. Atualmente vem atuando como Coordenador de Mobilização do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Programa de Recuperação de Nascentes do CIAAT-GV.
Guilherme Freitas Nascimento
Vice-Presidente
Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG e pós-graduando em Educação e Sustentabilidade pela FAVENI. Certificado PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitário e de desenvolvimento). Atuando no CIAAT desde 2013 em projetos de difusão de tecnologias sociais e metodologias participativas para mobilização de produtores rurais. Atualmente atua como Supervisor de Mobilização e Engajamento para Restauração Florestal.
Erika Peixoto da Motta
Primeira-Secretária
Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Minas Gerais -IFMG, cursando Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental pelo IFMG Campus Bambuí/MG. Possui Certificação para Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV)- Portal do Governo Federal. Atua há 10 anos no Terceiro Setor com processos administrativos e financeiros. Experiência em gestão, controladoria, prestação de contas de projetos socioambientais e projetos de geração de emprego e renda. Atualmente atua como Analista Financeiro do Programa de Recuperação Florestal e Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.
Dafny Mayra Marques Raposo
Segunda-Secretária
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio Doce, com certificação PMD Pro nível 1 – Project DPro. Mãe solo e artista multimídia, nascida e criada nas margens do Rio Doce, integrou o conselho administrativo do CIAAT em 2017 como Tesoureira, assumindo hoje a posição de 2ª Secretária. Desempenha também o papel de criadora de conteúdo para as redes sociais. Além do envolvimento no CIAAT, é membra da House of Bastet de cultura Ballroom e do núcleo de pesquisa Observatório Criativo GV. Contribui ativamente na iniciativa do Polo dos Vales de produção cinematográfica, atuando como conselheira fiscal da Filminas e integrante do Coletivo de Cinema Arte e Cine.
Célia Silva
Primeira-Tesoureira
Graduada em Serviço Social pela Uniube – Universidade de Uberaba – MG, certificada PMD Pro – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento) e também certificada pelo Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – Portal do Governo Federal). Desde 2006 atua com gestão administrativa e financeira de projetos de Mobilização, Geração de Emprego e Renda e Engajamento Social. Atualmente atua como Coordenadora Administrativa e Financeira do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), Programa de Recuperação de Nascentes do CIAAT-GV e Projeto de Restauração Florestal e Desenvolvimento Rural Sustentável na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.
Clóvis da Silva Moreira
Segundo-Tesoureiro
Graduado em Agronomia pela Universidade Vale do Rio Doce – Univale, educador social, gestor de políticas públicas e formação em PMD Pro – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitários e de desenvolvimento). Experiência de 15 anos com projetos de desenvolvimento rural com foco na Agroecologia – vivências agroecológicas, implantação de quintais agroecológicos, resgate e implantação de banco de sementes crioulas no leste, norte e noroeste de MG. Atuou na criação de conselhos deliberativos e planos de desenvolvimento participativo e na articulação, mobilização e engajamento no território dos índios Krenaks e na região do Médio Rio Doce em programas de restauração florestal.
Célia Marte
Coordenadora Executiva
Graduada em Administração pela Universidade Vale do Rio Doce de Governador Valadares – MG, pós graduada em gestão estratégica pela Faculdade Integrada de Caratinga – MG e em gestão de projetos pela Universidade Cesumar – PR, certificada PMD Pro nível 1 – Project DPro (Gerenciamento de Projetos nos setores humanitário e de desenvolvimento). Atualmente atua como gerente de elaboração de Projetos sócio ambientais.
Antônio C. Linhares Borges
Sócio Fundador e Coordenador Executivo
Graduado em Direito, pós graduado em Administração de Empresa Rural, UFLA, Coordenador Geral do Ciaat entre 2006 e 2018, atualmente Gerente de Articulação Social e Captação de Recursos. Experiência em assessoria municipal entre 1994 a 2004 nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Rural Sustentável, nos municípios de Ipatinga, Betim, Itabira e Governador Valadares entre outros no Vale do Rio Doce.