Senador norte-americano conhece o trabalho desenvolvido no CETRECS

O Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS) recebeu a visita do senador norte-americano Jamie Eldridge, do estado de Massachusetts. A visita aconteceu no dia 29 de dezembro, quando o parlamentar veio ao Leste de Minas para conhecer a realidade de origem daqueles que migraram para os EUA.

Ao chegar em Governador Valadares, um dos primeiros contatos com o cenário local foi apresentado pela professora e pesquisadora Suely Siqueira, associada do CIAAT, que fez uma palestra sobre estudos desenvolvidos por ela sobre a migração para os Estados Unidos. Após a apresentação, Suely fez um convite para que o senador conhecesse o CETRECS e pudesse ver os trabalhos desenvolvidos no local.

Jamie Eldridge conheceu a piscicultura do Cetrecs

 

No dia seguinte à palestra, o senador Jamie Eldridge, acompanhado da amiga e tradutora, Ilma Paixão, foi recepcionado pelos coordenadores executivos do CIAAT, Toninho Borges e Célia Marciano, e conheceu as instalações do CETRECS.

O parlamentar visitou o Banco de Sementes, projeto da Fundação Renova abrigado no local, além de ver de perto a horta agroecológica, a piscicultura, os galinheiros de postura de ovos e da criação de galinhas coloniais, bem como conheceu a tecnologia do biodigestor, que trata de forma natural os resíduos gerados no local.

Jamie Eldridge conheceu a piscicultura do Cetrecs

 

Senador norte-americano conheceu horta agroecológica

 

Por fim, o coordenador Toninho Borges fez uma apresentação para Jamie sobre as diversas atuações do CIAAT, relatando experiências bem-sucedidas, como o projeto Balde Cheio, e também sobre as perspectivas para o futuro.

Foi apresentado o projeto de agroflorestas, que vem sendo considerado pelo CIAAT como uma possibilidade de revitalização da natureza e da economia do Vale do Rio Doce.

O senador elogiou o trabalho desenvolvido e agradeceu o compartilhamento do conhecimento pelo CIAAT. Ele destacou que parte dos seus eleitores são migrantes brasileiros e é importante compreender mais sobre a realidade dessas pessoas.

Também temos no meu estado, Massachusetts, muitos fazendeiros locais que podem se beneficiar de tecnologias que vocês desenvolvem aqui. Enfrentamos uma realidade semelhante: os trabalhadores do campo já estão mais velhos e os jovens muitas vezes não querem seguir nesse caminho, então é importante a troca de ideias sobre como melhorar a produtividade no campo. Acho que muitas das ideias implantadas aqui podem ser adaptadas para lá também”, afirmou Jamie Eldridge.

Toninho Borges apresentou o projeto sobre agroflorestas

 

Senador Jamie Eldridge elogiou trabalho do CIAAT para a produtividade no campo
Talvez você goste também: