Seminário promove o fortalecimento da Economia Popular Solidária

Buscando o fortalecimento da economia popular solidária em Governador Valadares e região, foi realizado o seminário “Fortalecendo Raízes, Construindo Sustentabilidade”. O evento aconteceu no dia 30 de novembro, promovido pelo CIAAT e pelo Fórum de Economia Popular Solidária.

Cerca de 100 pessoas participaram da ação, reunindo artesãos, membros da agricultura familiar, costureiras, quitandeiras e membros de grupos culturais, como a capoeira.

 

 

A ação é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro e faz parte de uma série de atividades que visam fortalecer esse modelo de produção na cidade. O evento foi realizado na sede da Cáritas, que apoiou o seminário.

A abertura contou com a participação do deputado Leonardo Monteiro, que destacou que o Brasil agora dispõe de regulamentação da Polícia Nacional Economia Solidária, cujo projeto já foi aprovado no Congresso e será sancionado em breve pelo presidente Lula. Para o deputado, é hora de fortalecer o cenário local e buscar as oportunidades trazidas pela nova lei.

A programação começou com a declamação de poesias por parte do escritor Pedro Ramúcio. Em seguida, a psicóloga Valdineia Tristão Lima que promoveu palestras e dinâmicas buscando o entendimento sobre o que é solidariedade e da busca de um olhar para dentro de si.

Durante a tarde, a Associação de Capoeira Massai, do mestre Nelson, fez uma apresentação que animou o público. Logo depois foram realizados os painéis de debate sobre o cenário da economia popular solidária na região.

 

 

O primeiro painel contou com Maria Fisica, coordenadora do Centro Agroecológico Tamanduá (CAT) e participação de Xabier Galarza, representante da Cáritas local. Eles debateram sobre “Raízes do movimento para o crescimento”.

Em seguida, dois representantes do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária aprofundaram as discussões: Francisca “Xica” da Silva e Aelson “Chero” Pereira. Eles abordaram os “Desafios Contemporâneos da Economia Popular Solidária”.

O evento foi amplamente comemorado pelos participantes, que reforçaram a intenção de fortalecer esse modelo de produção na região. Em 2025, o projeto desenvolvido pelo CIAAT e pelo Fórum prevê a realização de capacitações para o fortalecimento dos membros do movimento. 

 

Talvez você goste também: