Projeto Pomares de Sementes faz nova rodada de testes para desenvolver protocolo de plantio

Mudas de Brauna em desenvolvimento

 

No último sábado, dia 16, o Projeto Pomares de Sementes realizou nova rodada de testes  voltados para a produção de mudas de alta qualidade. A atividade aconteceu no viveiro Cantinho do Céu, em Marilac, marcou a segunda etapa dos experimentos com a braúna, espécie nativa da Mata Atlântica que corre risco de extinção.

Segundo a pesquisadora Bruna Souto, os trabalhos realizados nesta fase foram fundamentais para aprimorar os testes já iniciados anteriormente.

“Analisamos os resultados do teste preliminar realizado com sementes de braúna e, a partir dos melhores desempenhos, aprimoramos os tratamentos implantando doses de micro-organismos eficientes, do [fertilizante] Osmocote e também utilizando a própria terra da braúna como fonte inoculante. O objetivo é promover um crescimento mais saudável da espécie”, explicou.

Pesquisa com semente de brauna

Bruna destacou ainda que, nesta etapa, foi implantado um experimento mais amplo, com diversos tratamentos, a fim de estabelecer um ranqueamento e um protocolo de produção de mudas de extrema qualidade e vigor.

“Além dos aspectos genéticos, também testamos procedências diferenciadas. Montamos hoje experimentos com sementes de 11 origens distintas, justamente para avaliar como cada material genético interage com os tratamentos aplicados”, completou.

A atividade contou com o engajamento da equipe e reforça o compromisso do projeto em gerar conhecimento e práticas que possam fortalecer a recuperação de áreas degradadas, valorizando espécies nativas e a biodiversidade da região.

Grupo de pesquisa pomares de sementes
Talvez você goste também: