Projeto Frutificar promove palestras em municípios do Leste de Minas

Sucesso em diversas cidades do Espírito Santo, o projeto Frutificar chegou ao Leste de Minas. Desde o dia 18, a equipe do projeto está visitando cidades da região com o objetivo de divulgar sobre a iniciativa e difundir conhecimento sobre a produção de frutas para a geração de renda.

Idealizado pelo padre Honório Siqueira, a iniciativa surgiu em 2019 como forma de impulsionar o desenvolvimento dos territórios por meio do cultivo de frutas. O projeto oferece conhecimento, capacitações e assistência técnica, permitindo que o investimento dos agricultores seja bem empregado, gerando frutos, renda, dignidade e propósito.

“Eu entendo que se o pessoal tiver continuidade essa região vai virar referência para o estado de Minas Gerais. Diversificando a produção para distribuir emprego e renda com certeza uma agricultura diversificada é um comércio com mais movimentação e oxigena a economia quanto na roça assim como principalmente na cidade”, destacou o idealizador.

 

Padre Honório Siqueira, idealizador do projeto e Toninho, representante do CIAAT.

 

As visitas são divididas em momentos distintos: as palestras e oficinas. Nas palestras, os agricultores recebem informações sobre as culturas de frutas, apontando suas vantagens, a forma técnica de poda e cuidado para lidar com pragas, bem como estimativas de produção e rentabilidade.

Foram realizadas palestras sobre o cultivo de goiaba, de citrus (laranja, tangerina, limão…) e de pimenta do reino. Os agricultores podem escolher quais oficinas desejam participar para aprender diretamente sobre o modo de cultivo e manejo de cada uma delas.

 

Palestrante Bruna Souto durante o evento

 

Além disso, os produtores rurais podem decidir se querem produzir apenas uma ou mais culturas. Os interessados devem investir na produção, recebendo assistência técnica e acompanhamento para o manejo das atividades.

O CIAAT tem participado das agendas de capacitações ao longo de duas semanas. A instituição foi convidada a dar apoio institucional, abrindo caminho para novas frentes e parcerias. 

“Quando a organização cria e ela alcança um nível de credibilidade ela dá mais segurança para aqueles que estão associados. O CIAAT é respeitado, tem uma missão consolidada e tem uma política de desenvolvimento bem definida. Isso tudo é importante para o desenvolvimento de toda região. Ou seja, quando você procura uma instituição que tem credibilidade diante de todos os órgãos garante ao agricultor mais segurança”, afirmou o padre Honório, idealizador do projeto.

Talvez você goste também: