Para renovar os conhecimentos e fortalecer a cultura da direção defensiva, 35 funcionários do CIAAT participaram de treinamento no sábado, dia 15 de julho, no Cetrecs, em Governador Valadares.
Condutores responsáveis pela condução de veículos contaram com uma programação diversificada ao longo do dia, buscando assegurar que os procedimentos de segurança estejam atualizados e sejam aplicados diariamente em campo.
Na primeira parte da manhã, Adonai Adoum, do setor de Planejamento e Logística, reforçou os procedimentos internos de trabalho, alertando sobre a importância das inspeções diárias e dos relatórios gerados para garantir as condições de segurança dos veículos.
“Não tem a ver com o carro, é com a vida. Um pneu careca pode resultar em um acidente, daí a importância de prevenir essa situação”, alertou Adonai.
A comunicação com todos os setores relacionados foi outro ponto destacado pelo técnico de segurança Patrick Fonseca, que lembrou que cada setor toma uma providência específica, daí a necessidade de garantir que as informações circulem adequadamente.
“Nós entendemos que o processo é contínuo. É aquele trabalho de formiguinha, e um treinamento como esse e visa a melhoria contínua da capacitação dos nossos funcionários, com ênfase nos condutores, no processo de solicitação de manutenção, no conhecimento do sistema e das condições do veículo, das condições de acesso por onde nós trafegam… Tudo isso para estabelecer cada vez mais um olhar preventivo”, pontuou Patrick.
Ainda pela manhã, o engenheiro mecânico Givanildo Carvalho fez a apresentação teórica de diversos sistemas do carro, tirando dúvidas dos presentes sobre várias situações vivenciadas por eles.
Depois do almoço e de um breve descanso, foi a vez de ver na prática os conhecimentos abordados anteriormente. Uma das caminhonetes da frota foi escolhida e analisada pelo engenheiro mecânico, que apontou diversas peças e comentou como o uso impacta o veículo e a segurança de todos.
Após a reciclagem, os encarregados aprovaram o treinamento. O diálogo direto entre a equipe foi destacado por Ozéas Oliveira, que há 10 meses faz parte do CIAAT.
“No decorrer do tempo de trabalho vão surgindo dúvidas, e num dia como esse é possível a gente esclarecer tudo. Traz oportunidade de novos conhecimentos, novas informações, novos meios e canais de procedimentos, é de suma importância essa reciclagem”, pontuou o colaborador.
Há um ano no CIAAT, o encarregado Rafael Olegário atua em uma grande área, circulando por Conselheiro Pena, Divino das Laranjeiras, Galiléia, São Geraldo do Baixio e Resplendor. Para ele, o destaque para a segurança mostra cuidado para com a equipe.
“Essa oportunidade de treinamento eu considero muito relevante, é uma forma de reciclagem e de a gente estar sempre atualizando a questão da segurança do trabalho. No dia a dia, a gente tem uma rotina e tirar um dia para relembrar a questão da segurança ajuda muito. Isso traz melhorias tanto para o funcionário, quanto para o veículo, auxilia em tudo”, afirmou.