CETRECS é destaque na InterTV Rural com projeto de bioconversão

 

Jornalista João Marcos InterTV

 

O trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS), unidade do CIAAT em Baguari, foi destaque na programação do InterTV Rural deste domingo (17). A reportagem apresentou o projeto inovador de cultivo de larvas da mosca-soldado negra (conhecida por BSF), que está transformando resíduos orgânicos em proteína e adubo natural.

A tecnologia, conhecida como bioconversão, permite que restos de alimentos e hortaliças sejam reaproveitados pelas larvas, que em apenas 15 dias processam materiais que levariam meses para se decompor na natureza. O resultado é a produção de proteína de alta qualidade para alimentação de peixes e galinhas, além do “frass”, um adubo orgânico rico em nutrientes.

André Miranda funcionario do CIAAT

 

Com a aparição na emissora afiliada da Rede Globo, o CIAAT e o CETRECS reforçam seu papel de referência em inovação sustentável e em soluções acessíveis para a agricultura familiar e regenerativa no Vale do Rio Doce.

“Tudo que a gente ‘perde’ como hortaliças, frutas, até restos de peixe, pode ser triturado e jogado para as larvas. Elas transformam isso em alimento e adubo. É uma forma de reaproveitar tudo”, explica Henrique Santiago, coordenador do CETRECS.

A reportagem completa foi exibida neste domingo, dentro do InterTV Rural, e pode ser acessada através deste link: https://globoplay.globo.com/v/13846716/

Talvez você goste também: