CETRECS sedia encontro para debater implantação de Escola Família Agrícola

Para discutir a possível implantação de uma unidade da Escola Família Agrícola (EFA) em Governador Valadares, representantes de diversas instituições se reuniram, no dia 19 de agosto, no Centro de Treinamento e Referência em Tecnologias Sociais (CETRECS).

As EFAs são voltadas para a formação de jovens e adultos de famílias camponesas, tendo como base a Pedagogia da Alternância. O diferencial desse modelo é oferecer uma educação que contemple tanto o currículo tradicional quanto conteúdos voltados para o dia a dia no campo.

O encontro contou com a presença de dois membros da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA), além de representantes de instituições como o CIAAT, o Centro Agroecológico Tamanduá (CAT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de membros de organizações rurais diversas.

Visitantes conheceram a psicultura do CETRECS

 

Após apresentação do CETRECS e das unidades demonstrativas de tecnologias sociais implantadas no local, os presentes fizeram discussão focada em três pontos: qual o tipo de educação atual oferecida para os jovens do campo, qual a educação desejada e os caminhos para a concretização de uma EFA na região.

O debate entre os presentes ressaltou como o modelo tradicional de educação não apenas não prepara os jovens de família rurais para permanecerem no campo, como também apresenta essa perspectiva como algo ruim, desestimulando a juventude a assumir papéis de produtividade e liderança em suas comunidades de origem.

O resultado desse cenário é o esvaziamento do campo, a falta de renovação nas atividades produtivas e o enfraquecimento das comunidades rurais como um todo. Assim, o modelo da Escola Família Agrícola foi destacado como ideal pelos presentes.

Presentes debateram a educação ideal para os jovens do campo

Idalino Firmino dos Santos, secretário executivo da AMEFA, comemorou os resultados do encontro.

Nós tínhamos dois objetivos, o primeiro deles era reencontrar as lideranças da região, que há muito tempo vem discutindo, debatendo uma unidade da Escola da Família Agrícola aqui. Isso foi plenamente cumprido. O segundo objetivo é que a gente está procurando uma parceria no sentido de capacitar os professores e educadores das EFAs numa lógica daqui da bacia do Rio Doce que envolvam quatro EFAs: a do município de Acaiaca, a de Sem Peixe, a que que possivelmente será implantada aqui no município de Valadares e a que será reimplantada no município de Conselheiro Pena. Esses objetivos estão muito bem traçados e a gente espera que daqui pra frente com a parceria com o CIAAT e com as organizações locais e regionais a gente possa dar continuidade”, destacou.

Para dar andamento ao projeto, foi definida uma comissão que vai discutir o processo para a viabilização e implantação de uma EFA na região.

Instituições apontam que jovens devem aprender sobre a produção no campo

 

Presentes formaram comissão para implantação da EFA
Talvez você goste também: