O CIAAT conquistou, nesta terça-feira (21), um prêmio de destaque por ser referência em saúde e segurança do trabalho. A honraria, da categoria “empresa acima de 100 funcionários”, foi concedida pela Fundação Renova com base nos indicadores apresentados ao longo do ano de 2023.
“Este prêmio só é possível devido ao engajamento de toda a equipe”, resume Jeronimo Christo, gestor de contratos para operações florestais. Ele representou o CIAAT durante o evento e recebeu o prêmio das mãos do presidente da Fundação Renova, Luiz Scavarda.
Jeronimo conta que, durante todo o ano, o CIAAT não registrou nenhum acidente, nem teve qualquer incidente grave. Tal resultado foi conquistado mediante uma série de medidas que são adotadas no dia-a-dia, entre elas a presença e acompanhamento dos gestores operacionais, fazendo com que os treinamentos e capacitações de fato aprimorem o fazer cotidiano das equipes no campo.
“Nós somos mais de 100 funcionários neste projeto, estamos distribuídos em 15 municípios, então a equipe está bem dispersa. Além disso, muitas vezes trabalhamos em regiões de topografia bem acidentada, que não permitem uso de mecanização, tudo é feito de forma manual. As estradas pelas quais transitamos não são pavimentadas e oferecem desafios durante a época de chuva, a situação agrava diante da possibilidade de acidentes. Mesmo dentro dessas condições, nossos resultados em segurança são primorosos porque sempre tivemos um espírito de realmente ter atenção para preservar a saúde física e mental dos nossos colaboradores”, destaca.
Como exemplo deste cuidado, Jeronimo Christo aponta o “Diálogo de segurança”, uma conversa que é realizada diariamente nas frentes de trabalho antes do início da jornada, durante a qual são sempre repassadas orientações sobre saúde e segurança.
Com orgulho, ele destaca um incidente ocorrido neste ano com trabalhadores na zona rural de Guanhães. Um dos colaboradores passou mal e os demais conseguiram prestar os primeiros socorros e manter o amigo vivo enquanto encaminharam o homem para ser assistido pelo Corpo de Bombeiros.
“Ou seja, os treinamentos oferecidos à equipe deram condições de salvar uma vida. Sem os procedimentos de primeiros socorros adotados pelos funcionários ainda no local, a história poderia ser outra, mas nosso colaborador sobreviveu e está bem”.
Mais que um procedimento burocrático, a atenção à saúde e segurança do trabalho são parte do “dna” do CIAAT.
“Agora com este prêmio, cresce a nossa responsabilidade, pois temos o dever de manter a qualidade do trabalho que viemos desenvolvendo até aqui, algo que faremos com muita satisfação”, conclui o gestor.