Todos os anos, a campanha Maio Amarelo chama atenção para a segurança no trânsito. Neste ano, o CIAAT promoveu vídeos informativos com seus colaboradores que trafegam nas estradas rurais, dando dicas e orientações para garantir que a preservação da vida venha sempre em primeiro lugar.
Mas a responsabilidade no trânsito não é coisa só de gente grande. Como eventualmente todos circulam pelas ruas, é importante conscientizar mesmo aqueles que ainda não podem conduzir um veículo, mas também fazem parte da vida em sociedade.
“Como diz o ditado, ‘de manhã é que começa o dia’. Ou seja, é bem cedo que nós temos que informar essas coisas desse tipo de trabalho e comportamento no trânsito, acredito que é algo que deveria acontecer em todas as escolas”, afirma Maria Aparecida Oliveira, diretora da Escola Municipal Deusdete Rodrigo dos Santos, localizada na região de Melquíades, zona rural de Governador Valadares.
A diretora ficou muito contente quando foi procurada pela equipe do setor de Segurança do Trabalho do CIAAT para receber uma palestra lúdica sobre o trânsito voltada para as crianças.
A palestra aconteceu na última semana de maio e foi conduzida pelos técnicos de segurança Patrick Geber, do CIAAT, e Thiago Alves, da Progen. A escola em Melquíades foi escolhida por ser uma das regiões onde o CIAAT atua, tendo vários estudantes que são filhos ou familiares de trabalhadores da instituição.
O conteúdo foi sério, mas apresentado de modo leve, por meio de dinâmicas e brincadeiras, em uma linguagem que as crianças pudessem compreender a importância de ter atenção e cuidado ao andar nas ruas e estradas da região.
“É importante a gente começar esse trabalho desde cedo, porque as crianças também servem como multiplicadores. A partir do momento em que aprendem na escola, elas passam a observar o comportamento dos adultos e ajudam a alertar para a postura segura e correta”, destaca Patrick Geber.
Com um cenário simulando o trânsito de uma cidade, os alunos simularam os papéis de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres, entendendo como cada um deve agir para garantir a segurança de todos.