Nesta quarta-feira (16), o CIAAT ministrou uma capacitação de combate a incêndios em áreas de reflorestamento. A ação foi realizada a pedido da Fundação Renova e contou com cerca de 25 participantes, entre famílias moradoras do Assentamento Oziel, localizado em Governador Valadares, e colaboradores do Centro de Formação Francisca Veras.
Péricles Bondim, coordenador de implantação no CIAAT, foi o responsável por ministrar o conteúdo.
“É muito importante compartilhar a expertise do CIAAT em combate ao incêndio, que foi aprendida com dificuldades e adaptações aos procedimentos de segurança de trabalho, evitando sempre o combate direto ao fogo. A gente buscou inovação em tecnologias e estratégias para atingir mais eficiência e segurança“, explicou Péricles.
Além da capacitação, os participantes também receberam kits de combate a incêndio, doados pela Fundação Renova. Cada grupo listou as necessidades de equipamentos, sendo contemplados dentro de suas demandas. Foram entregues itens como motosserras, abafadores, machados, sopradores e enxadas.
“O CIAAT já é um parceiro de longa data da Fundação Renova, eles têm pioneirismo na parte da restauração e de controle e combate à incêndio. As equipes do CIAAT são mais treinadas e têm uma capacidade de atuação maior, o que é um diferencial” destacou Leonardo Pimenta, supervisor da Fundação Renova.
Ainda de acordo com Leonardo, existem planos para expandir as ações de combate à incêndio e de doação de kits, devido ao aumento de casos de incêndio registrados em 2024.
Para os membros da comunidade que participaram do curso, o conhecimento adquirido foi de grande relevância.
“Eu considero que cada momento é um aprendizado, o encontro e a entrega dos equipamentos para nós é um momento histórico. Nós temos uma brigada popular de proteção ao meio ambiente que não tem uma estrutura para proteger nossos lotes do fogo. Para nós, esse é mais um ‘tijolinho’ na reconstrução do nosso espaço” disse Terezinha Sabino, assentada do Oziel e presidente do Centro de Formação Francisca Veras.
*Texto: Amanda Braga – sob a supervisão de Zana Ferreira