CIAAT participa da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária

Entre os dias 13 e 16 de agosto, foi realizada a 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes). O evento aconteceu em Brasília com o tema “Economia Popular e Solidária como Política Pública: Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”.

O evento reuniu cerca de 1.200 pessoas de todo o país, incluindo autoridades nacionais como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e parlamentares. Entre os delegados que representaram Minas Gerais estava Célia Marciano, coordenadora executiva do CIAAT.

Ela foi eleita delegada de entidade de apoio durante a Conferência Estadual de Economia Popular Solidária, ocorrida em abril. A categoria de entidade de apoio é referente às organizações que fortalecem o processo da economia solidária em diferentes territórios.

“Foi uma experiência democrática e enriquecedora, onde pudemos contribuir para a construção do 2º Plano Nacional de Economia Solidária, que busca fortalecer a autogestão, a cooperação e a sustentabilidade”, destacou Célia.

Delegada eleita CONAES

Durante a conferência, foram reforçados os compromissos do governo com a valorização do trabalho associativo e com o fortalecimento das práticas de economia popular e solidária no Brasil, além de se discutir diretrizes para a elaboração do 2º Plano Nacional de Economia Solidária.

Com a participação de diferentes setores, movimentos sociais, cooperativas e iniciativas comunitárias, o encontro foi um espaço de diálogo e construção coletiva, reforçando a importância da economia popular e solidária como política pública para o desenvolvimento sustentável e democrático do país.

Talvez você goste também: