No último sábado, dia 26 de outubro, foi realizado o Dia de Campo sobre Poda em Sistemas Agroflorestais.
Participaram 40 pessoas, englobando tanto os alunos que participaram do módulos anteriores do curso de Desenvolvimento de Negócios Agroflorestais, mas a ação foi aberta à comunidade, recebendo também participantes de diferentes grupos minoritários e regiões do Vale do Rio Doce.
O engenheiro agrônomo Herlon Vasconcelos conduziu a atividade em um SAF experimental iniciado por ele há seis anos. O coordenador Guilherme Freitas destacou o objetivo da ação:
“O Dia de Campo fez parte do cronograma de atividades do Projeto Economia Verde Agroflorestal que está sendo realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil, e teve como tema as Podas em Sistemas Agroflorestais, etapa que é fundamental no desenvolvimento dos plantios consorciados. Fizemos uma breve apresentação de alguns tipos de podas e suas funções e benefícios para o sistema. A turma pôde experimentar na prática a utilização de algumas ferramentas como motosserra e tesouras de poda. Tivemos muita adesão e isso prova que o tema é de interesse das pessoas.”
Vítor Pereira é estudante no IFMG, fez parte do curso de sistemas agroflorestais e fez questão de participar do dia de campo: “Eu sou uma pessoa que cresceu na roça e, até por ser da área ambiental, qualquer conhecimento que pode ser aplicado no sítio lá de casa é primordial. Com o curso a gente descobriu que não precisa ter um pedaço imenso de terra, em um pequeno espaço já consegue aplicar com o que você tem”.
Mesmo para quem não acompanhou os módulos do curso a atividade também foi muito produtiva. É o caso do biólogo Júlio Dias, que é presidente de uma associação de produtores rurais em Nacip Raydan.
“Como somos de comunidade da agricultura familiar, esse curso veio para aprimorar nosso conhecimento. Muitos de nós ficam com medo de fazer poda dentro do sistema agroflorestal por não saber as técnicas corretas, e hoje isso abriu muito a nossa mente”.
Outros dois dias de campo ainda serão realizados em 2024. As datas e abertura de inscrições serão divulgadas no site e redes sociais do CIAAT.
*Texto: Amanda Braga – sob a supervisão de Zana Ferreira