Cultivar também é educar: CIAAT participa da 19ª Festa das Flores com palestra sobre hortas urbanas

Nesta quinta-feira, o CIAAT marcou presença na programação da 19ª Festa das Flores com a oficina “Hortas Suspensas: cultivo em pequenos espaços”, ministrada pela educadora ambiental Danubya Mendes. A atividade reuniu participantes de diferentes idades interessados em aprender, na prática, como utilizar varandas, quintais ou até mesmo paredes para plantar hortaliças e temperos.

A proposta da oficina foi mostrar que, mesmo em áreas urbanas e com pouco espaço, é possível cultivar de forma saudável e consciente.

 

Danubya Mendes apresentando a oficina de cultivo em pequenos espaços

 

Além da palestra apresentada pelo CIAAT, a equipe também acompanhou, durante a tarde, a roda de conversa promovida pela Rede Rio Doce de Sementes e Mudas, uma organização parceira que atua na coleta, beneficiamento e distribuição de sementes nativas.

“Temos coletores de comunidades indígenas, quilombolas, de reforma agrária e pequenos produtores rurais. A gente vai até essas comunidades, explica como funciona a rede, faz o treinamento e ensina como coletar, beneficiar e secar as sementes, respeitando o processo específico de cada espécie”, explicou Thalita, engenheira ambiental

 

Funcionárias da Rede Rio Doce de Sementes e Mudas tirando dúvidas dos alunos

 

Para Jhon Alan, ex-aluno e parceiro da Escola Estadual João Wesley, a palestra sobre conservação ambiental foi um momento importante de reflexão coletiva. “A gente depende das árvores frutíferas e não frutíferas para viver. Precisamos cuidar mais e cultivar onde for possível, até em casa”, comentou.

Com temas variados e troca de saberes entre público, educadores e especialistas, o dia foi de aprendizado, reconexão com a natureza e valorização do cuidado coletivo com o meio ambiente.

Talvez você goste também: