Visando o estabelecimento de um convênio para parceria em diversos projetos, a equipe do CIAAT realizou uma visita técnica à sede da unidade do Senai em Governador Valadares.
Representantes das duas instituições se reuniram e conversaram sobre diversas possibilidades de apoio mútuo, discutindo projetos que poderiam atender demandas dos dois órgãos.
A reunião contou com a presença dos coordenadores executivos do CIAAT, Antônio Carlos Borges e Célia Marciano, e da assistente de projetos, Josiane Mendes, além do consultor convidado José Luiz Gama. Representandoo Senai estava o supervisor técnico, Sérgio Paixão, e os instrutores Luiz Carlos Neto e Ezequias Oliveira.
“Essa parceria é muito importante, pois o setor rural sempre esbarra na questão da tecnologia, fica estagnado quando não há inovações, soluções tecnológicas. E o cenário rural da nossa região é muito diferente dos grandes pólos agrários devido à nossa topografia, uma região montanhosa. Então precisamos pensar em inovações voltadas para nossa realidade”, destacou o coordenador executivo do CIAAT, Antônio Carlos.
A possibilidade de trabalhar com uma instituição que atende e capacita produtores rurais encantou o supervisor do Senai.
“Estou na instituição há vários anos e esta é a primeira vez que vejo a possibilidade de uma parceria como essa. É algo inédito e nos dá muita alegria, pois podemos pensar soluções que vão atender o desenvolvimento da região e até do estado como um todo”, destacou Sérgio Paixão.
Após a conversa, os anfitriões conduziram a equipe do CIAAT pelas dependências da unidade do Senai, apresentando os diversos laboratórios e projetos desenvolvidos por eles, como um simulador de operação de locomotiva que foi 100% desenvolvido pelos professores e estudantes da unidade e é único em todo o estado.
Para avançar nas tratativas, ficou acordada a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as duas instituições. Após a assinatura do documento será dado início à formatação dos projetos de cooperação entre as partes.