Para conhecer as tecnologias sociais que podem aprimorar as atividades no campo, alunos da Escola Estadual Terezinha Pinto Fernandes Maia, de Alpercata, visitaram o CETRECS no dia 17 deste mês.
Mais de 40 alunos foram recebidos pela equipe do CIAAT, sendo apresentados à instituição, à missão de construir comunidades sustentáveis e promover o desenvolvimento no Vale do Rio Doce.
Os engenheiros agrônomos Carlos Roberto Costa e Henrique Santiago foram os responsáveis por apresentar os diversos espaços produtivos: o galinheiro voltado para a produção ovos; a criação de galinhas caipiras rústicas para a alimentação; a piscicultura, a horta agroecológica e o espaço de compostagem.
Para a estudante Renata Domingos, de 15 anos, a experiência foi enriquecedora: “Estou gostando muito porque está me mostrando novos meios de cuidar do campo, cuidar dos animais, como os tanques de tilápias, a criação de galinhas… E na plantação também, creio eu que vamos adquirir muito mais conhecimento para gente principalmente para mim, já que eu tenho uma horta em casa”.
A experiência foi idealizada pela professora de biologia, Vanda Ferreira, que viu no espaço do CETRECS uma oportunidade de trazer para os estudantes que moram na zona rural.
“Por ser uma escola formativa, nós estamos visando o futuro. Trouxemos alunos que já têm relação com o ambiente da zona rural para eles proporcionarem melhorias onde eles vivem, cultivo de produtos simples e a manutenção do lar. Porque às vezes eles acham que ir embora é a solução mas os pais que os criaram ali deram tudo que tinham através daquela terra então é importante eles continuarem esse legado”, destacou a professora.