Apresentando a produção local, a Feira de Economia Popular Solidária aconteceu nos dias 8 e 9 de maio. Com o lema “Uma nova economia acontece”, a ação foi promovida pelo Fórum de Economia Solidária do Vale do Rio Doce, com apoio do CIAAT.
O evento contou com cerca de 20 empreendedores solidários comercializando produtos de artesanato, alimentação da agricultura familiar, saúde natural e itens de bem-estar.
A Feira representou ainda a culminância das atividades do projeto de apoio à Economia Popular Solidária, ação realizada pelo CIAAT junto ao Fórum Regional com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego. Todo o projeto foi fruto de emenda parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro.

Ao longo de dez meses, foram realizadas diversas atividades, como o mapeamento dos empreendimentos, a realização de um seminário para debate sobre a EPS na região, um curso de formação de empreendedores solidários, além do acompanhamento de reuniões do Fórum Regional.
Coordenadora do projeto pelo CIAAT, Ana Paula Cândido apontou que a feira tem um sentimento de finalização: “É ali que a gente vê os empreendimentos na prática, o público chegando, as trocas acontecendo. Dá pra sentir que todo o esforço valeu a pena. Encerrar o projeto dá aquele misto de cansaço e satisfação. Foram meses intensos, mas ver o resultado, ver as pessoas participando de verdade, mostra que fizemos algo que deixou marca.”
Já Xabier Galarza, membro do Fórum Regional da EPS, destacou o caráter democrático do movimento:
“Essas feiras têm o foco nos pequenos, como aposentados, jovens que não tem experiência de trabalho, mulheres excluídas… A feira tem o objetivo de ser inclusiva, que traga as pessoas para fazer uma economia saudável, popular e solidária onde todos têm voz” disse Xabier.

Clair José Cordeiro, é produtor de mel e biscoitos e participa da feira há cerca de dois anos. Ele destacou a importância do evento: “Normalmente, nós fazemos na Praça Getúlio Vargas, no bairro de Lourdes, mas essa nova localização trouxe mais visibilidade para a gente. A feira sempre nos ajuda bastante a complementar a renda da nossa família e isso é muito importante”.
Além da comercialização dos empreendimentos, a feira contou ainda com apresentações culturais durante os dois dias. Na sexta, o evento teve música ao vivo com André Santos, enquanto no sábado as apresentações ficaram por conta do grupo de capoeira do mestre Nelson e do grupo Maracatudo GV.
