Formação debate futuro da Economia Solidária em Minas Gerais

Formação ECOSOL

 

Entre os dias 22 a 24 de agosto, foi realizado o primeiro módulo da Formação para Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Economia Solidária em Minas Gerais. O encontro  reuniu representantes de diferentes territórios em um espaço de aprendizado e troca de experiências.

A atividade aconteceu em Ribeirão da Neves, sendo promovida pelas Cáritas Mineira e Brasileira .O Fórum Regional do Vale do Rio Doce foi representado por Lorena Neves, do CIAAT, e por Enir Vieira, empreendedora e agente do programa Paul Singer. 

Durante as atividades, os participantes discutiram o papel da Economia Solidária na construção de uma sociedade mais justa, refletindo sobre o trabalho como fonte de dignidade e sobre alternativas cooperativas e associativas diante da crise do modelo tradicional de emprego.

Apresentação debate

 

A formação também reforçou a importância da criação de Conselhos Municipais de Economia Solidária, do fortalecimento dos fóruns regionais e da articulação com outros movimentos sociais. Outro ponto debatido foi a necessidade de reconstruir as instâncias de participação e formulação de políticas públicas, já que a última Conferência Nacional de Economia Solidária ocorreu em 2014.

Para o Fórum Regional do Vale do Rio Doce, a participação foi um momento de aprendizado e reafirmação de compromissos, com o objetivo de fortalecer ainda mais as iniciativas locais e regionais ligadas à Economia Solidária.

 

Talvez você goste também: