Para aprimorar os processos produtivos, quatro membros do Assentamento Liberdade fizeram visita técnica ao Viveiro de Mudas Cantinho do Céu, em Marilac.
A capacitação foi realizada no dia 13 de setembro e teve como objetivo aprender novas metodologias de trabalho para serem implantadas no Viveiro Silvino Gouveia, localizado dentro do assentamento de Periquito. O local foi inaugurado em 2016 e funcionou até meados de 2020, quando a produção foi interrompida durante a pandemia de Covid-19.
Por meio de projeto conduzido pelo CIAAT, os membros do assentamento Liberdade estão revitalizando o espaço e preparando para a retomada produtiva.
Ao longo da visita, os presentes conheceram a história do Cantinho do Céu, que passou de uma terra devastada para um espaço revitalizado e produtivo. A propriedade integra a criação de bovinos, galinhas caipiras e cultivo de mudas de mais de 100 espécies para a comercialização, além de possuir parceria com a Embrapa.
Um dos sócios do local, o engenheiro agrônomo Alexandre Faria da Silva explicou que o sucesso do viveiro foi obtido por meio de muita pesquisa e testes realizados na fazenda. Ele compartilhou desafios e aprendizados do processo com os visitantes.
Para Edilene Cenourinha, articuladora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a oportunidade foi enriquecedora.
“Essa é uma experiência muito importante para os colaboradores do nosso viveiro, uma vez que estamos no processo de retomada da nossa atividade. A gente tem colaboradores que já trabalham no viveiro Silvino Gouveia antes, e ter esse contato aqui é importante para rememorar esse trabalho, numa perspectiva agroecológica, algo que está muito alinhado a esse viveiro que conhecemos hoje”, destacou.