A equipe do CIAAT segue crescendo! Entre os dias 22 a 25 de abril, novos 42 colaboradores passaram por uma semana de capacitação no Centro de Treinamento e Referência em Tecnologias Sociais (CETRECS).
O técnico de segurança Dayves Samuel explica a importância de preparar bem os funcionários para as diversas situações que podem ocorrer durante o trabalho de restauração florestal.
“Dentro dessa semana de treinamento são apresentadas várias situações: a parte de primeiros socorros; sobre a NR12, que trata sobre máquinas e equipamentos; sobre introdutórios de segurança; segurança do trabalho e a empresa CIAAT. Então essa semana enriquece os funcionários, ficam preparados para o dia a dia de trabalho e a gente saber que estão ficando satisfeitos com os treinamentos que não tinham em outros lugares, é a maior satisfação ouvir dele”, destaca Dayves.
Os conteúdos sobre primeiros socorros e combate a incêndio são ministrados pelo Tenente Ailton, do Corpo de Bombeiros. Ele elogiou o empenho que o CIAAT dedica à capacitação dos funcionários:
“A gente percebe que muitas empresas, infelizmente, querem apenas cumprir a legislação e não fazer realmente um treinamento de verdade. Mas aqui a gente percebe o contrário disso, realmente sempre o pessoal tá treinando e ainda de dois em dois anos faz a reciclagem. Você percebe que o treinamento, com teoria e prática, em que praticam um simulado que chega próximo à realidade. Assim sendo, se algum dia precisarem atuar nessas situações, eles vão saber como agir”, afirma o tenente do Corpo de Bombeiros.
Guilherme Oliveira vai atuar como auxiliar de campo em Governador Valadares, na região de Ibituruna, e ficou impressionado com o treinamento recebido: “Disponibilizarem esse curso pra gente é muito bom. Dá tranquilidade, conforto, porque se acontecer algo a gente sabe o que fazer, a hora de agir. Ficar aqui essa semana aprendendo essas coisas, mostra que se querem passar conforto pra gente”.
Para Antônio Gonçalves, que já trabalhou com o CIAAT em outra ocasião, poder renovar os conhecimentos é uma grande oportunidade: “Todo dia a gente aprende mais, estou gostando muito. É sinal de segurança e preparação para o trabalho árduo, assim temos consciência de que devemos sempre estar em atitudes seguras”.
Já Franciele Simões vai atuar em Guanhães, como estagiária no setor de segurança do trabalho. Ela demonstrou muita satisfação com os conhecimentos recebidos:
“Um dos meus sonhos é estar estagiando no CIAAT, porque é uma empresa que tem um projeto muito bonito de reflorestamento e tem muito cuidado com a vida. Esse conteúdo é coisa que eu vou levar para o resto da vida, achei fundamental, porque aqui é a base de tudo. Sem esse treinamento eu ia chegar um pouco perdida, agora já chego com a estrutura do que é, para onde estou indo e com a base de uma experiência de uma semana sensacional”, conclui.