Unidades de trabalho da restauração florestal realizam simulado de evacuação de área

Nesta semana, entre os dias 14 e 15 de maio, aconteceu um treinamento simulado de evacuação de área nas unidades de trabalho da restauração florestal em todos os municípios onde o CIAAT atua.

Segundo o técnico de segurança do trabalho Aris Jonas Caetano, este tipo de treinamento é realizado anualmente seguindo o Plano de Atendimento Emergencial (PAE).

O treinamento de simulado de evacuação de área acontece com o intuito de testar, e consequentemente podermos orientar a maneira correta para que, em caso de emergência, não haja falha. Afinal, a segurança de hoje é a consequência do trabalho bem feito de ontem”, explicou Aris.

Treinamento foi realizado em Guanhães, Sabinópolis e Virginópolis

 

Durante o simulado, os colaboradores seguem orientações da mesma forma que devem fazer caso ocorra uma situação que demande a evacuação de uma área.

Como é feita a evacuação:

  • Nos casos de emergência, o responsável por avisar a todos sobre a evacuação é o líder de campo, papel desempenhado pelos encarregados. 
  • Após o aviso, todos os trabalhos devem deixar o local em fila indiana e seguir em direção ao ponto de encontro, local estratégico já identificado por uma placa, onde é seguro e mais fácil de ir embora.
  • A suspensão das atividades e a evacuação deve ser comunicada à supervisão imediata e à equipe de segurança.

Esses procedimentos devem ser executados em caso de emergência em riscos ambientais, tais como desmoronamento, chuvas de grandes escalas ou qualquer tipo de situação que seja necessário uma evacuação da área sem programação.

Líder de campo é o responsável por avisar a equipe sobre a evacuação

 

Trabalhadores devem deixar o local em fila indiana

 

Todos se reúnem no ponto de encontro previamente sinalizado como local seguro
Talvez você goste também: