Para discutir oportunidades de desenvolvimento de novos projetos, o CETRECS recebeu representantes de instituições que atuam no setor de inovação.
A visita aconteceu nesta terça-feira, dia 8, e contou com a presença de Márcio Machado, diretor presidente da i51, organização gaúcha que atua na captação de recursos para a inovação em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Do ecossistema de inovação regional, estiveram presentes os diretores do Galpão 205: João Carlos Telles, Fernando Almeida, Eduardo Almeida e Antônio Carlos Barbosa.
Também esteve presente José Almir Jacomeli, representanto o Instituto Terra.
Além de conhecerem o espaço do CETRECS e as diversas tecnologias sociais desenvolvidas no local, o grupo discutiu ainda possibilidades de parcerias futuras.
“Fiquei espantado com a qualidade do serviço e com o comprometimento, com a missão, é uma missão que ultrapassa a inovação e pensa em soluções sustentáveis não só para resolver problemas de produção mas também para transformar uma região. Isso acaba trazendo possibilidades e oportunidades para desenvolvimento de novas pesquisas, métodos que possam ser espalhadas pelo CIAAT, como cultura para mudar uma cultura do agro na região”, destacou Márcio Machado, da i51.
Para João Carlos Telles, CEO da Captar 205, que é parceira do Galpão 205, é necessário difundir a cultura de inovação para o meio rural da região.
“A gente consegue ver várias inovações aqui no CETRECS e em todo ambiente do CIAAT. A gente precisa montar esse ecossistema de inovação onde a gente possa utilizar esses recursos para pesquisa, principalmente, e também transformar isso em produtos que possam ser utilizados para outros produtores rurais”, destacou.