Turmalina ganha horta comunitária para fortalecer agricultura urbana e combater a fome

 

Lote delimitado para familia

 

No último sábado,dia 19, moradores do bairro Turmalina celebraram a inauguração da horta comunitária dentro  do CEASA, um espaço coletivo que foi dividido em canteiros para famílias da comunidade. A iniciativa tem como objetivo produzir alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, promovendo geração de renda e qualidade de vida para a população.

O projeto foi executado pelo CIAAT, em parceria com o CEASA, e só foi possível graças à liberação de R$ 125.841,00 em verba parlamentar do deputado federal Leonardo Monteiro, que participou da inauguração. Ele destacou a importância da ação para o enfrentamento da insegurança alimentar:

“Este programa resgata a produção de alimentos para combater a fome e tira novamente o Brasil do mapa da fome. Além de garantir comida na mesa, o excedente poderá ser comercializado, inclusive para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). É um exemplo de como aproveitar espaços ociosos para gerar vida e dignidade para as pessoas”, afirmou.

Deputado Leonardo Monteiro e principais envolvidos na iniciativa

 

Além de suprir as próprias famílias, a horta comunitária tem como propósito gerar renda através da venda e favorecer a alimentação da comunidade. Maria Luzia Ramos, uma das beneficiárias, expressou sua esperança com o novo espaço: “Minha expectativa é colher verduras saudáveis, sem agrotóxicos, para alimentar a minha família e também ajudar quem não tem o alimento na mesa. É algo muito importante para todos nós.”

Para Denoí Ferreira, também participante da horta, o projeto vai além da alimentação: “É uma terapia. A gente cuida, vê as plantas crescerem e ainda colhe verduras bacanas, orgânicas. As pessoas passam, olham, e isso incentiva ainda mais a comunidade.”

O coordenador do projeto, Henrique Santiago, explicou que a implantação da horta exigiu um trabalho técnico detalhado para recuperar um solo inicialmente infértil:

“Quando cheguei ao projeto, o solo era totalmente improdutivo. Fizemos um trabalho intenso de recomposição com matéria orgânica, usando esterco bovino fresco e curtido, esterco de galinha e composto orgânico para melhorar a estrutura. Hoje, vemos uma produção muito mais satisfatória, graças ao empenho da equipe e dos próprios beneficiários.”

Inauguração da Horta Comunitaria

 

A iniciativa ainda conta com a assessoria técnica do CIAAT, garantindo orientação às famílias para o manejo adequado e a continuidade do projeto. A expectativa é que a horta se torne um modelo de agricultura urbana para outras regiões da cidade, incentivando o uso de terrenos ociosos para a produção de alimentos saudáveis, reforçando a união da comunidade e a economia local.

Talvez você goste também: